domingo, 15 de agosto de 2010

Como planejar uma viagem de carro

Viajar de carro pode ser muito divertido desde que tudo seja bem planejado. Para evitar imprevistos desagradáveis, é importante verificar as condições das estradas, disponibilidade de hotéis e horários das atrações. Uma coisa muito importante também é ler bastante sobre a cidade que você vai. A internet é sempre muito útil, além de conversar com pessoas que já foram para lá

Eu gosto de viajar com várias listas: lista de cidades que irei parar, lista de hotéis nestas cidades com preços pré-consultados, telefone e endereço, e uma lista de atrações, com horários e valor de ingresso, caso haja.

O trajeto é o mais importante: traçar em um mapa as estradas, consultando também caminhos alternativos para todo tipo de imprevisto. Que lógicos, sempre há um ou outro em algum momento da viagem. Pode não ser no caminho, mas pode ter certeza, alguma “zica” vai dar. ( Isto não é pessimismo, é experiência )

Não se iluda com a proximidade entre as cidades, pois por mais perto que seja, qualquer deslocamento inclui: fechar mala, fazer check-out, colocar malas no carro, conferir se o combustível é suficiente para ir para a próxima cidade, abastecer o carro de for necessário, chegar na outra cidade, encontrar o caminho do próximo hotel, se não tem GPS – parar para perguntar várias vezes, fazer check-in, tirar as malas do carro. E só depois de todo este tempo, é que dá pra você sair para explorar a cidade. E tudo isto, exige muito tempo.

Não se estresse, senão, deixará de ser uma viagem prazerosa.

Eu tenho a prática de fazer malas pequenas, mesmo que sejam 2 ou 3 malas, e uma nécessaire com os apetrechos de higiene separado da mala. Assim, só tiro uma mala e a nécessaire do carro.

A vantagem de uma viagem descompromissada, sem reservas e sem horários, é decidir o que seu humor e vontade desejam. Quer ficar mais um dia nesta cidade? Fique. Quer ir para a próxima? Vá, ué. Apenas tenha tempo para dormir, conhecer, se perder e aproveitar — atividades que tornam uma viagem mais divertida.

De vez em quanto, será necessário dormir apenas uma noite em cidades que estejam no caminho, apenas para “quebrar” o caminho entre uma e outra, caso a distância seja longa. Ainda sim, procure não fazer uma seqüência de cidades de uma noite só, mesmo que você vá a ela apenas conhecer um ponto turístico. Assim você evita a rotina que descrevi a pouco sobre viajar com a casa nas costas.

Será muito mais divertido se você escolher uma cidade satélite com mais coisas para fazer e fizer um bate e volta para esta cidade.

Como falei anteriormente, as vezes imprevistos acontecem, pode ser uma estrada interrompida, ou um restaurante fechado, ou até uma atração fechada. Não estresse, você está viajando, se for tão importante, contorne ou espere abrir. Mas não fique chateado se não deu para conhecer lá. O importante é a soma das experiências vividas e dos lugares e paisagens novas que você vai conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário