terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Foz do Iguaçu – Itaipu

Foz do Iguaçu – Itaipu

Você não tem noção do que é Itaipu. As Cataratas do Iguaçu são inexplicáveis. Mas Itaipu não tem explicação. Chegar perto de uma construção tão extraordinária, pensada e executada por homens, NÃO TEM PALAVRAS.

Fomos para Itaipu no 2º dia. Fizemos o circuito especial, que dura em média 2h30. Fizemos o circuito do primeiro horário que é 8h.

DSC04990

Um pouco de Cultura:
A Usina Hidrelétrica de Itaipu, é uma usina hidrelétrica binacional localizada sobre o Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982. Itaipu é hoje a maior usina geradora de energia do mundo.

Itaipu, em guarani, significa "a pedra que canta", fazia referêcia à uma pequena ilha que havia perto da construção.

Seu lago tem uma área de 1350 km², indo de Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, até Guaíra e Salto del Guairá, 150 km ao norte.

Os Passeios:
Pra entender, Itaipu disponibiliza 2 passeios: o panorâmico, o circuito especial e a iluminação monumental. Mas antes de tudo, é exibido um documentário sobre a construção da barragem.

No passeio panorâmico, você faz o trajeto em ônibus com guia bilíngüe ( espanhol e inglês – e claro, o português ) e conhece a usina por fora.

DSC05064 

No circuito especial – o que nós fizemos – além do mesmo roteiro do panorâmico, permite a entrada ao interior da barragem para ver, inclusive, o seu funcionamento. Dentro, dá pra ficar bem próximo às turbinas, que escoam 700 metros cúbicos de água por cada segundo. Isto é, duas turbinas correspondem a TODA A VAZÃO DAS CATARATAS.

Dá pra se ver os equipamentos que mantém a usina em funcionamento. Por causa do barulho muito alto, não é permitido ficar mais de 3 minutos lá. Fora o calor. Quase beirando o insuportável.

 DSC05143

É impressionante estar lá e pensar que ali, bem ali, é que faz a energia que abastece 2,5 milhões de habitantes.

Também se pode ver onde os técnicos controlam tudo por meio de computadores e painéis eletrônicos, com o contraste dos painéis de hoje e os de antigamente. Parecia que estava em um filme de ficção científica de 1980.

 

DSC05092

DSC05102

Uma coisa interessante, é que por ser binacional, sempre 50% dos funcionários serão paraguaios, e os outros 50% brasileiros. Então, na sala de comando, por exemplo, metade brasileira, metade paraguaia. Que legal!

 

DSC05079

Olha o leito do rio original lá embaixo. Olha a altura… itaipu é enorme. Só indo lá para se ter noção.

Mais um pouco de Cultura:
Para a construção foram usados 40 mil trabalhadores diretos. Para o material foi usado 12,57 milhões de m³ de concreto (o equivalente a 210 estádios do Maracanã) e uma quantidade de ferro equivalente a 380 Torres Eiffel.

Comparando a construção da hidrelétrica de Itaipu com o Eurotúnel (que liga França e Inglaterra sob o Canal da Mancha) foram utilizados 15 vezes mais concreto e o volume de escavações foi 8,5 vezes maior.

Em uma operação denominada Mymba Kuera (que em tupi-guarani quer dizer “pega-bicho”), durante a formação do reservatório, equipes do setor ambiental de Itaipu esforçaram-se em percorrer a maior parte da área que seria alagada para salvar centenas de exemplares de espécies de animais da região.

Uma área de 1500 km2 de florestas e terras foi inundada. A cachoeira de Sete Quedas, uma das mais fascinantes formações naturais do planeta, desapareceu. (até hoje o município de Guaíra recebe royalties da Itaipu pelo sumiço de um dos maiores atrativos na região )

Foi necessária a desapropriação de 42.444 pessoas onde 38.440 eram trabalhadores e trabalhadoras do campo, o que gerou inúmeros problemas sociais.

A saga: Vertedouro aberto
Não pense que quando você for visitar Itaipu, irá presenciar os vertedouros abertos, que acontece uma ou duas vezes por ano. O evento acontece somente quando o reservatório passou do limite, então a água excedente é escoada.

DSC05032 

Acontece, que, bem no dia que fui para Itaipu, o reservatório estava cheio os suficiente para o vertedouro estar aberto, e eu poderia assim, presenciar um evento que acontece esporadicamente. Me senti super sortuda com a exceção de que: nosso ilustre ( agora ex ) presidente Lula, iria visitar Itaipu no próximo dia, então, estavam aguardando para abrir o vertedouro durante o evento. Vocês conseguem ver minha cara de RAIVA?

Itaipu Binacional
Horários e preços das visitas: www.turismoitaipu.com.br
Atenção: Não é permitido o uso de shots, saias, chinelos, sandálias ou sapatos de salto. Compre o ingresso com antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário