quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cataratas do Iguaçu ou Cataratas Del Iguazú – Qual é melhor?

Há uma rixa quando o assunto é qual lado da maravilha natural é mais bonito, o brasileiro ou argentino? Cataratas do Iguaçu ou Cataratas Del Iguazú?

Eu sei que é difícil escolher, e cada um vai ter sua opinião sobre o assunto. Eu li por aí de tudo: lá é melhor ou cá é melhor.

Para expor a minha humilde (hohoho) opinião, preciso contar uma historinha:

Eu fui primeiro do lado brasileiro, nas Cataratas do Iguaçu. E chegando lá, eu fiquei maravilhada em ver a excelência das quedas, o barulho arrepiante daquele monte de água. Em primeiro momento me arrepiei, quase chorei. Acontece que do lado brasileiro se tem a melhor visão das quedas, que estão do lado argentino. É do lado brasileiro também que você passa por uma passarela em as quedas que te deixa ensopada ( em época de cheia ). Não há dúvida, aqui é melhor para fazer fotos e apreciar os saltos. A visão do lado brasileiro é ampla e panorâmica.

image

No outro dia fui ao lado argentino, nas Cataratas Del Iguazú. E o parque é enorme, com várias trilhas e com várias outras visões totalmente diferentes das quedas: por cima, por baixo, pelos lados. É lá que se veem quedas que não se veem do lado brasileiro. O parque em si já é uma atração.

Mas é no parque do lado argentino que se tem mais intimidade com esta maravilha da natureza. É lá que você sente a água respingar na sua cara olhando a queda a poucos metros.

Mas o que é muito mais arrepiante, muito mais estarrecedor, é que é nas Cataratas Del Iguazú que você pode ficar no gogó da Garganta do Diabo.

image

O barulho é ensurdecedor e a quantidade de água que cai ali e levanta aquela névoa de respingos é que faz você ficar sem fôlego, sentir medo, emoção e taquicardia.

Nenhuma foto consegue retratar o tamanho desta maravilha. Por mais que você leia e veja imagens, não é possível imaginar a delícia que é estar ali. O sentimento e a emoção de ouvir as quedas e olhar para baixo e ver o fim do mundo, ou um mundo sem fim, bem debaixo dos seus pés.

Para se chegar lá, você precisa caminhar aproximadamente 1km em uma passarela sobre o rio iguazú(do lado deles), e foi na volta por esta mesma passarela que soltei minha opinião firme e em bom som:

AS CATARATAS SÃO ARGENTINAS!

Se for resumir, se gosta mais do lado brasileiro por causa da vista e do argentino por causa das trilhas e da intimidade com a Garganta do Diabo. Acho que tem que ver os 2 e pronto! Um não vive sem o outro.

Agora, independente da minha opinião, só tem um jeito de você descobrir: indo nos 2 e tirar as suas próprias conclusões.

SERVIÇO:

Parque Nacional do Iguaçu
Horário: aberto diariamente, das 9h às 17h (ou até às 18h no horário de verão)
Ingresso: R$ 22,70 para brasileiros. Veja tabela completa aqui.

Parque Nacional Iguazu
Horário: Verão/Inverno: das 08hs às 18hs
Ingresso: $ 70 (pesos argentinos) para brasileiros.

IMPORTANTE: pra entrar na argentina é necessário fazer imigração apresentando passaporte válido ou carteira de identidade com até 10 anos. E na hora de comprar a entrada só aceitam pesos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário