quinta-feira, 9 de junho de 2011

Morretes – Passeio de um dia

Após descer a Serra da Graciosa, a parada obrigatória, porém rápida, é Morretes.

clip_image002

Morretes é uma charmosa cidade histórica, com ruas de paralelepípedos e casas coloniais, estilo pra-lá-de-antigamente. Nós demos azar de chegar bem na semana da Festa Feira, que acontece sempre em Maio. Então, as barracas estavam “tomando” toda a cidade, e a cidade bucólica e histórica que eu estava buscando estava agitada. Sem as fotos que eu queria, das casas coloniais e pacatas, desanimei.

clip_image004clip_image006

Para chegar a Morretes, você também pode pegar o Trem da Serra do Mar, que faz um passeio magnífico pela serra, mas que eu ainda não fiz. Deixa pra próxima.

Morretes, além da parte histórica, ficou famosa pelo tal do Barreado. Todos os restaurantes da cidade oferecem o prato típico.

Como a cidade estava borbulhando a Festa Feira, poucos restaurantes ousaram abrir em uma quarta a noite. Então, o lugar que encontramos para comer o Barreado, ou não soube preparar o tal prato, ou realmente não faz agrado ao meu paladar, seja aqui ou acolá. Eu odiei. O meu peixe nadando no óleo estava muito mais gostoso. O nome do restaurante é Serra e Mar, só pra constar.

clip_image008

Acredito que não dei sorte, pois alguns falam que é muito gostoso. Mas se eu não dei sorte, também conheço um monte de gente que também não deram, e odiaram!

De Morretes, dá pra dar um “pulinho” em Antonina, que é menor, e tem menos atrativos, apesar de ter “pousos” bem mais aconchegantes. Antonina se leva não mais de 2 ou 3 horas para conhecer, assim como Morretes. Aconselho chegar cedo na cidade, e se mandar antes do anoitecer. Apesar de eu ter passado a noite na cidade, não vale a pena chegar a tanto.

Mas se quiser ficar, eu fiquei na pousada Trilha da Serra que está a alguns quarteirões do centro. Para mim foi a única opção longe do centro, pois todas as pousadas e hotéis estão no centro ou estão fora da cidade. Lembrando da festa que estava rolando, o barulho do show que rolou até horas da madruga... ficar um pouco longe, apesar de ouvir o barulho, foi essencial para não se sentir dormindo no meio do palco da festa.

clip_image010

O negócio foi acordar cedo e partir para o paraíso Ilha do Mel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário