domingo, 6 de dezembro de 2009

Cemitério é uma Viagem


Um passeio entre esculturas, bela jardinagem e muitas flores.Fica lúgubre se eu disser que é dentro de um cemitério?


Parece meio medonho, mas é verdade. Pessoas como eu, curte a arte. É como um verdadeiro museu de obrar, pura diversão.


As pirâmides e algumas das maiores catedrais do mundo são um espaço para guardar os restos mortais de pessoas importantes. Aposto que isto ainda não tinha passado pela sua cabeça, certo? Alguns destes "túmulos" atraem turistas de todo o mundo. É o caso do maior cemitério do mundo, o parisiense Père Lachaise, ponto obrigatório para quem estiver passando dias na capital francesa.


Por um conjunto de coisas, desde personalidades famosas enterradas lá, até a quantidade de obras tumulares, os cemitérios atraem muitos turistas. Alguns, em que verdadeiros artistas trabalharam na construção de esculturas para túmulos, eles mais ilustres que o próprio defunto.


O ponto em questão é saber se o cemitério merece uma visitinha ou não.


Em minha opinião, quanto mais antigo, melhor. Os cemitérios, como outras construções dos séculos passados, fazem parte da história das cidades onde estão.


Pra mim, são como museus a céu aberto! Adoro mesmo é olhar as placas onde estão as datas de nascimento e óbito. É tão distante...


Na minha pequena experiência com visitas turísticas em cemitérios famosos, estão o Cemitério da Consolação, em São Paulo, onde estão enterrados presidentes e artistas de vanguarda como Tarsila do Amaral, expoente do modernismo brasileiro, e o famoso cemitério da Recoleta, onde você pode visitar o túmulo da Madonna, opssss! Da Evita! Alias, ex-túmulo, ela não está mais enterrada lá, mas ainda sim, atrai uma quantidade enorme de turistas.




Os portenhos são muito orgulhosos de seu cemitério, tanto que o conclamam como o terceiro mais importante do mundo, em classificação de conteúdo artístico (esculturas).


Quem já visitou o cemitério da Consolação e da Recoleta, o daqui não perde nada. O Cemitério da Consolação merece respeito por sua imponência, deveríamos sim, como os hermanos, ser orgulhosos dos nossos cemitérios também.


Cemitério da Consolação (São Paulo, Brasil)


Cemitério da Recoleta (Buenos Aires, Argentina)




Nenhum comentário:

Postar um comentário