sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Santos – Centro Histórico

Bom, como já havia falado anteriormente, eu nem sabia que em Santos tinha centro histórico. Pois é, tem.
Então no Feriado de 02/11, em um dia chuvoso, fui lá para conhecer.
O melhor local para se começar um passeio pelo centro histórico é na praça Mauá, de onde sai o bonde turístico, um dos símbolos da revitalização do local. O passeio é rápido, dura cerca de 15 minutos, mas passa em frente a muitos dos pontos de interesse do centro. Um guia que explica a história das principais construções históricas vistas durante o trajeto. - Ter. a dom., das 11h às 17h, com saídas a cada meia hora.

DSC04658

Museu do Café e Bolsa do Café - A mais imponente construção do centro foi inaugurada em 1922, no auge da economia cafeeira. É possível visitar a antiga sala do pregão, com pinturas de Benedicto Calixto e vitrais da Casa Conrado, e uma exposição permanente sobre a história do café no Brasil.
Um pouco da História: Depois da Crise de 29, a interferência federal no comércio de café anulou a importância da Bolsa, que acabou sendo desativada em 1937. Tombado em 1981, o prédio foi reaberto em 1998, após obras de restauro. - Rua XV de Novembro, 95; tel: (13) 3219-5585. Ter. a sáb., das 9h às 17h; dom., das 10h às 17h.

Só mais uma observação importante: tinha uma cara chamado Jacinto, que carregava 5 sacos de café no ombro. Sabe o que isto significa? Que o cara era muito forte…

DSC04669

Andando pelas ruas, vêem-se construções antigas e interessantes. Me senti no início do século passado. As ruas são de paralelepípedos e algumas ruas ainda têm as linhas do bonde, mesmo hoje não utilizadas.

DSC04737 

Mais a Frente, na Rua do Comercio, nº 98, está a Casa de frontaria azulejada, que foi construída em 1865 para ser estabelecimento um comercial e residencial, foi destruída por um incêndio na década de 50. Em 1993, a prefeitura restaurou afamosa fachada e hoje o local funciona como espaço para atividades culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário