domingo, 7 de fevereiro de 2010

Monte Verde é pertinho de SP

Um lugar para curtir o frio, nos finais de semana e feriados. Mesmo no calor, esta cidadezinha é um distrito de Camanducaia que fica no meio da serra mineira, próxima de São Paulo, a apenas 167 km, oferece o clima perfeito para namorar, curtir o clima frio, e curtir belas cachoeiras escondidas em trilhas ecológicas.

Com ótima estrutura hoteleira, diversas pousadas e chalés, Monte Verde também reserva um delicioso roteiro gastronômico para os gulosos de plantão. Não deixe de saborear uma comidinha mineira típica, nem tomar aquele cafezinho de fim de tarde, ou jantar um diversificado fondue.

Ahhh! mas se você não foi só para comer, existem vários points para quem curte uma boa trilha: Pedra Partida, Pedra Redonda, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado.

Em dias claros, a vista que estende-se até o Vale do Paraíba e a Serra do Mar. Em qualquer um desses picos, a sensação é de se chegar ao topo da Serra da Mantiqueira, é incrível! Acorde cedo, tome um café da manhã reforçado, coloque um tênis confortável e acostume os seus pulmões a inalar bastante ar puro de uma só vez.

DSC06090

DSC06097

Também de passeios de cavalo, moto e jipe 4x4. Mas meu conselho, vá ao topo da Serra da Mantiqueira a pé. Vai ser seu melhor passeio pela vista... e você também vai perder aqueles quilinhos extras que já adquiriu naquela seqüência de fondue no dia anterior.

Um final de semana prolongado é suficiente para conhecer Monte Verde, pois basicamente, a cidadezinha é um rua, com lojas e restaurantes. Tem váaaarias lojas com malhas, toucas e cachecóis... Ai, leve blusa de frio, lá faz muito frio no inverno, e mesmo no verão, aquele casaquinho básico ou jaqueta vai ajudar... sim, mesmo no verão tem aquele ventinho geladinho no final da tarde. A desprevenida aqui, no carnaval de 2009 passou frio lá!!!

Para relaxar eu fiquei na pousada Varanda das Colinas, o único contra é que fica 10 km de Monte Verde, e as vezes se torna um saco ir e voltar todo este trecho que é de estrada de terra quase sempre em más condições. Mas o bom é que além dos chalés super confortáveis, com hidro, + piscina aquecida e sauna: os preços são convidativos comparados às outras pousadas na cidade com a mesma estrutura. Ah, e não se iluda, mesmo as pousadas na cidade, nem todas são tãoooooo perto assim, a maioria também fica morro acima, em ruas de terra, a alguns bons quilômetros.

DSC07379

Também recomendo o restaurante “o Caipira” (Av. Sol Nascente,1370), tradicional comida mineira, totalmente caracterizado, onde o vinho é servido na caneca de alumínio, e no jantar um tradicional caldinho de feijão e moda de viola por conta da casa.

DSC08588

Nenhum comentário:

Postar um comentário