quarta-feira, 3 de março de 2010

Jericoacoara – CE – o lugar

 

Jericoacora, mais intimamente chamado de Jeri, era um lugar misterioso. Todo mundo que conheço e foi, dizia que o lugar era maravilhoso e me mostrava a foto da pedra furada. Não, não vou descordar, realmente Jeri é um lugar maravilhosamente sensacional e tem muito mais do que a pedra furada.

Então, quando eu e minha amiga-companheira-de-viagem resolvemos tirar férias no nordeste, incluímos Jericoacora. Fomos de pacote da CVC e juro que nunca mais caio numa furada destas. Chegamos em Fortaleza no sábado, domingo fomos para Beach Park e segunda bem cedo, o micro-ônibus, simmmmmmmmm! Micro!!!! Iria nos pegar no hotel.

Jeri não é logo ali, são 318 km de Fortaleza, isto significa chacoalhar pelas belas estradas esburacadas nordestina até lá. Tudo bem, quando você chega em Jeri você até esquece o sufoco, mas não se o buzão não tivesse furado o pneu.

clip_image002

Foram horasssssssssss, esperando! Enfim, era para termos chegado para o almoço... chegamos quase 15 horas. Morrendo de fome.

Daí você fica sabendo que não chegou em Jericoacoara e sim em Jijoca, que é a porta de entrada para Jeri. Jijoca é o último ponto de parada e para ir até Jeri e tem que ser de 4x4. Fomos nas tradicionais jardineiras.

Se você for por conta própria, muitas pousadas oferecem esse serviço incluso nas tarifas, então faça a confirmação antes de pagar o translado 2x.

O percurso entre Jijoca e Jeri prepara você para o que encontrará pela frente. A trilha é bastante sinuosa, sempre desviando de dunas, riachos e pequenos lagos formados pela água da chuva.

clip_image004clip_image006

Eleito como um dos lugares mais bonitos do planeta, Jericoacoara originou-se de uma vila de pescadores e faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA). Jericoacoara, até 20 anos atrás não passava de um simples vilarejo de pescadores isolado do mundo, hoje, transformou-se num grande centro de turismo internacional.

Depois de muito chacoalhar, chegamos em Jeri. Conhecemos a pousada em que iríamos ficar, simples mas deliciosa, e logo em seguida, saímos para almoçar. A comida em Jeri também é simples, mas não lembro de ter comido em outro lugar um peixe com alcaparras tão delicioso como aquele.

O pacote da CVC incluía um passeio no dia seguinte à uma lagoa próxima da vila. Eu e minha amiga ouvimos um pessoal da vila falando sobre um passeio de buggy, que levaria o dia inteiro, pelas dunas até Tatajuba (mas este passeio é outro post). Não queríamos mais ir ao passeio da CVC para a Lagoa Azul. Resolvemos sair à noite para "fechar" esse passeio. Foi difícil, mas conseguimos. É sensacional.

Mas voltando a Jeri... lá também tem a famosa Pedra Furada que é o seu cartão postal mais conhecido.É cercada de praias desertas, dunas de areia branca, coqueirais e lagoas de água doce e transparentes.

clip_image007
Parque Nacional de Jericoacoara (desde 2002)

Jericoacoara é realmente muito simples, a vida por lá é muito calma, entre as pequenas ruas de areia de Jeri, você pode encontrar uma vaca ou um burro andando solto.

Dizem que não é um problema, mas para mim e minha amiga foi.

Colocamos o relógio para despertar 2h da madruga para conhecer a tal da padaria que só abre de madrugada. Estava tudo escuro e não sabíamos onde era. Não imaginamos que seria difícil de achar, afinal, meia dúzia de passos e já se está fora da cidade. Então andamos, pelas ruas de areia, tudo escuro, sem luz, sem lanterna, e a lua não era cheia para ajudar. Andamos mais um pouco e chegamos ao final da vila e nada dessa padaria. Voltamos. Até que então encontramos uma vaca, que não parecia ter gostado muito da gente. Apertamos o passo, quase que correndo, olhávamos pra trás e a vaca deu uns passos na nossa direção, ai que pavor, nunca pensei que fugiria de uma vaca, mas enfim encontramos a tal da padaria. Tudo muito simples mas muito gostoso e serve o pão quentinho assado no forno a lenha.

Na praia de Jeri é possível assistir os pescadores retornando da pesca em suas jangadas, puxando a rede e tudo mais.

clip_image009clip_image011

Ao final de cada dia você pode assistir um dos mais belos pôr-do-sol de uma duna gigante bem ao lado da vila de Jericoacoara. A duna é uma das mais altas com 30 metros de areia.

Todos da vila estarão lá na famosa duna-do-pôr-do-sol. Jeri é um dos poucos lugares do Brasil que se pode observar o sol se esconder no mar.

É realmente é espetacular, sentar sobre a duna e ver o sol descendo devagar sobre o mar até tocá-lo. Depois é só descer escorregando.

clip_image013clip_image015

Jericoacoara ainda é rústico, suas ruas são de areia e não é permitido pavimentar e também não tem iluminação.

Jeri é um lugar para você estar em total sintonia com a natureza, então se concentre nisto. Esqueça seus horários tradicionais, Jericoacoara é um lugar sem tempo e com seu próprio estilo de vida.

clip_image017

Se você pensa que Jericoacoara é um paraíso diurno, se enganou. À noite, Jeri também não pára. Na rua principal, onde o tempo parece não passar, estão bares e restaurantes com delícias locais. Há também o famoso forró, para quem gosta de agitar.

Como cartão postal de Jeri, tem a Pedra Furada. Um arco de pedra bem pertinho da vila. Se você for um bom fotógrafo, encaixe o sol no centro do arco. Nos meses de julho e agosto dá pra ver o sol se por no mar entro do arco. Até a Pedra Furada são uns 40 minutinhos de caminhada pela praia na maré baixa, na maré alga tem que ir escalando as pedras, ou pelo serrote.

clip_image019clip_image021

clip_image023clip_image025

O serrote também é algo para se visitar, com 98 metros de altura, é o monte mais alto da região de Jericoacoara e também funciona como barreira que impede que as areias em movimento alcancem e cubram a vila. Constituído de quartzito, durante muitos anos forneceu pedras para construção das casas da vila.

Vá também à Lagoa Azul ou Lagoa do Paraíso, que fica uns 30 minutos de Jerí de bugue ou jardineira. Eu não fui, não deu tempo, mas pretendo ir da próxima vez.

Bem pertinho de Jeri e no caminho para Tatajuba(outro passeio que comentarei detalhado em outro post), tem uma pequena vila de pescadores que tem uma seqüência de dunas na orla. A praia liga-se a Guriú por balsa a remo e leva aos mangues.

clip_image027clip_image029

Antes de ir, saiba de alguns detalhes importantes:

  • A voltagem na vila de Jeri é de 220V.
  • Jeri tem um Posto de Saúde e duas farmácias, ambos precários. Traga o seu medicamento pois pode ser difícil achar alguns tipos.
  • Leve pequena lanterna na sua bagagem, em Jericoacoara não existe iluminação (postes de luz) nas ruas.
  • Não há banco ou caixas eletrônicos, mas a maioria das lojas e restaurantes aceita cartão de crédito.
  • Os passeios são oferecidos a todo o momento pela cidade. Para economizar dinheiro fale direto com o motorista.
  • Reserve com antecedência a sua pousada ou hotel, Jeri é um vilarejo.
  • No passeio até Tatajuba (25 km de Jericoacoara) conheça os ponto turísticos mais interessantes da região como o mangue seco e atravesse o braço do rio Guriú.

Veja também:

Fortaleza – CE

Fortaleza – CE – Morro Branco

Fortaleza – CE – Beach Park e Porto das Dunas

Fortaleza – CE – Praia da Lagoinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário