domingo, 11 de abril de 2010

Buenos Aires a pé – Roteiro Monserrat

Roteiro_3 cópia

 

1 - “Plaza de Mayo”
Balcarce, Rivadavia, Bolívar, Hipólito Yrigoyen
Com a segunda fundação de Buenos Aires, em 1850, Juan de Garay decidiu a localização da “Plaza Mayor”, a atual “Plaza de Mayo” .

Em 1810, foi cenário da Revolução de Maio, início da independência argentina e onde, realizaram-se as juras da declaração da independência em 1816 e da Constituição Nacional, em 1860. Durante a ditadura — a partir de 1977 — foi lugar de reunião das “Madres (mães) de Plaza de Mayo” que reclamavam o aparecimento de seus filhos seqüestrados pela ditadura militar. Hoje, continua sendo o ponto de concentração de todas as manifestações sociais. No centro da praça se levanta a Pirâmide que comemora o primeiro aniversário da Revolução de 1810.

2- “Casa de Governo ou Casa Rosada”
Balcarce, 50
A partir da Primeira Junta de 1810, nestes terrenos foi levantada a sede do Governo Nacional, porém, o edifício atual, foi terminado em 1884. O presidente Sarmiento, 1868 - 1874, foi quem decidiu pintar de Rosado a Casa de Governo. Sobre Rivadavia está a entrada presidencial; na parte de trás pode-se ver restos da antiga aduana (alfândega); sobre Yrigoyen está a entrada do museu da Casa Rosada.

3 - Catedral Metropolitana
Rivadavia e San Martín
A primeira catedral de Buenos Aires foi levantada em 1622 neste mesmo terreno. O edifício atual, depois de um século e meio de obras, foi terminado em 1822. No interior há quadros e esculturas, principalmente de artistas italianos. Em um mausoléu descansam os restos do General José de San Martín, um dos heróis da independência.

4 - Sede do Governo de Buenos Aires
Av. de Mayo, 525
O edifício que abriga o poder executivo foi construído entre 1891 e 1902. Em seu interior pode-se ver dois grandes óleos: “Preparativos de salida” de Quinquela Martín e “La Fundación de Buenos Aires”, de Moreno Carbonero.

5- Cabildo
Bolívar, 65
Nos tempos da colônia, era a instituição que representava os interesses locais. A construção atual teve início no princípio do século XVIII, mas... sofreu muitas modificações até a presente data. Em 1810, foi o centro dos acontecimentos que deram lugar à Primeira Junta de Governo e a posterior declaração da independência.

6 - “Manzana (quarteirão) de la Luces” - Igreja “San Ignacio” -“Colégio Nacional Buenos Aires”
Alsina, Bolívar, Moreno, Peru
Neste solar se instalaram os jesuítas em 1633. Depois da expulsão da ordem, em 1767, no quarteirão foram instalados a Universidade de Buenos Aires e o Congresso Nacional. O conjunto apresenta galerias subterrâneas do século XVIII que o conectam com outros edifícios dos arredores. Igreja de “San Ignacio”

Iniciada em 1686, é a mais antiga da cidade. Foi o templo maior dos jesuítas. “Colégio Nacional Buenos Aires” É um dos mais prestigiosos do país. Sua história antecede o princípio do século XVIII; leva seu nome atual desde 1863.

7 – Igreja de Santo Inácio
Bolivar esq..Alsina
Começada em 1686, é a mais antiga da cidade. Foi templo maior dos jesuítas.

8 – Colégio Nacional Buenos Aires
Bolivar, 263
É um dos mais prestigiosos do país. Sua história se remonta a princípios do século XVIII.

10. Museu da Cidade - Farmácia “La Estrella”
Alsina e Defensa
No térreo funciona uma farmácia de 1834 — com tetos decorados pelo italiano Parisi e estanterias de nogueira italiana — e na planta superior um museu que exibe objetos do cotidiano do Buenos Aires antigo.

11 - “Museu Etnográfico Juan B. Ambrosetti”
Moreno 340
Possui a mais completa coleção etnográfica e antropológica do país, com elementos das culturas “condorhuasi”, “ona”, “tehuelche”, “guarani” e “toba”. O edifício, de 1880, é obra do arquiteto Pedro Benoit.

Nenhum comentário:

Postar um comentário