segunda-feira, 17 de maio de 2010

Campos do Jordão - SP

Apesar da fama de destino sofisticado, Campos do Jordão oferece muitos atrativos típicos de cidades do interior como passeios de maria-fumaça, bonde e teleférico, além de cavalgadas e visitas a jardins. Mas também há tours cheios de adrenalina, como os de jipe até a Pedra do Baú ou de quadriciclo por estradas de terra que levam a cachoeiras. Independente do programa escolhido, todos terminam nos bares da vila Capivari – onde todo mundo quer ver e ser visto.

clip_image002

Ir a Campos do Jordão e não tomar uma cervejinha artesanal na Baden Baden - que fica bem no meio do Centrinho e vive lotado - é como ir a Roma sem ver o Papa. É um ótimo lugar para se reunir com os amigos, encontrar muita gente bonita e metida, saborear petiscos e pratos alemães da casa.

clip_image004

Se você quiser um pouco mais de conhecimento desta bebida nutricional, a Fábrica de Cerveja Baden Baden oferece visitas guiadas que apresentam todo o processo de fabricação dos seis tipos de cerveja, incluindo degustação – mas é preciso agendar com antecedência.

clip_image006

O conjunto formado pelas pedras do Bauzinho, Baú e Ana Chata emoldura Campos do Jordão. Apesar da dificuldade de acesso para chegar ao topo - Baú fica a 1.950 metros de altitude - muita gente enfrenta a trilha íngreme e a escadaria formada por 200 ganchos.

Outra pedida também é o Passeio de trem até Santo Antônio do Pinhal. A bonita viagem de duas horas e meia passa pelo trecho de ferrovia mais alto do país, o Alto do Lageado, a 1.743 metros de altitude. O ponto de partida é a estação Emílio Ribas, na Vila Capivari. Em Santo Antônio do Pinhal, aproveite para aproveite para comer o bolinho de tilápia defumada no Bolinho de Bacalhau & Cia.

clip_image008

clip_image010

clip_image012

Fábrica de chocolates? Onde? Pois é, meninas de dieta controlem-se... a Chocolate Araucária oferece visitas de segunda-feira a domingo, das 9 às 18h. Além de ver a produção dos chocolates artesanais, poderá comprar guloseimas e saber um pouquinho mais destas delícias no Museu do Chocolate. De graça!

Além disto, no centrinho, existem várias lojas que vendem deliciosos chocolates e o melhor chocolate quente que já tomei, no Toco Chocolates, esquina da rua Djalma Forjaz com a Av. Macedo Soares.

clip_image014

Há também outros passeios interessantes, como a Casa da Xilografia, único museu brasileiro especializado na técnica (gravuras feitas por meio da impressão sobre o papel de uma matriz entalhada em madeira). Aberta ao público de quinta a segunda-feira, das 9 às 12h e das 14 às 15h.

Se quiser caminhar por bosques de árvores frondosas e flores, às 17h45, escute o canto gregoriano na Capela de São João Batista no Mosteiro das Beneditinas.

O Tarundu, um centro de lazer que nasceu há 25 anos como um haras, é o maior centro de lazer da cidade, com atividades para todas as idades em seus 500 mil metros quadrados de área. Você pode praticar arborismo, arco e flecha, trampolim, minigolf, tirolesa, patinação no gelo e outros.

No Restaurante Suíço Matterhorn, comi a melhor batata suíça da minha vida – até o momento - levando em consideração que ainda não fui para a Suíça.

Campos do Jordão recebe milhares de turistas anualmente com uma ótima infra-estrutura. A cidade tem muitas opções de ótimos e charmosos hotéis e chalés. Além de promover muitas atividades como o Festival de Inverno.

Como chegar:
Campos do Jordão está localizada entre São Paulo e Minas Gerais, e pode ser alcançada de três maneiras: quem vier de São Paulo ou do Rio de Janeiro pode pegar da Via Dutra as rodovias SP-123 e SP-50 ou optar pelo acesso ferroviário que liga Pindamonhangaba a Campos do Jordão através da Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário